
Cuidar dos dentes é fundamental para garantir a saúde. Afinal de contas, não adianta nada estar com a pele linda e o corpo em dia, se o sorriso não acompanha o resto do visual. Além disso, descuidar da higiene bucal pode trazer problemas para o resto do organismo, já que a boca é uma porta de entrada para bactérias.
Uso correcto da escova de dentes:
Escolhe uma escova macia e arredondada, assim não feres a gengiva e não riscas o esmalte dos dentes.
Faz movimentos circulares.
Nunca escovas para a frente e para trás.
Escova suavemente a língua. Grande parte dos problemas de mau hálito vem dela, então não economizes a escova e limpa a língua também.
Guarda no lugar adequado, a escova deve ser mantida limpa e seca, na posição vertical. Sem os cuidados certos, bactérias, vírus e fungos fixam-se nos filamentos da escova.
Uso correto do fio dental:
Corta 30 cm de fio dental.
Reserva de 3 a 5 cm para passar entre os dentes.
Segue a curva dos dentes.
Limpa por debaixo da gengiva Não forces demais o fio contra a gengiva, para não maguar. Experimenta a escova interdental. Ela substitui o fio dental para quem tem dentes espaçados.
"Afinal de contas, não adianta nada estar com a pele linda e o corpo em dia, se o sorriso não acompanha o resto do visual..." Concordo plenamente :) Mais um excelente post.
ResponderEliminarTânia*
Muito obrigada Tânia pelos teus comentários. És sempre bem-vinda ao meu blog!
ResponderEliminar:D
Cada vez encontro mais comentários na internet acerca da relação entre o uso de elixires bocais com álcool e o cancro da boca... Não sei se é mais um boato sem fundamento ou se o assunto é sério relamente.
ResponderEliminarOlha sinceramente não tenho 100% a certeza se esse mito é realmente sério, mas se usares elixires aconselho-te a comprar na farmacia, pois são de confiança e poderás tirar a tua duvida com alguem especialista no assunto.
ResponderEliminarOk. Agradecia a informação, porque uso bastante o colutório e acho que sou ainda demasiado jovem (19 anitos) e quero saber se é assim tão grave o seu uso contínuo e nesse caso, se há produtos para combater o mau-hálito, que sejam menos perigosos.
ResponderEliminarOlá outra vez, Maria! Ontem no supermercado descobri um elixir “sem álcool”: Aquafresh e agrada-me bastante porque não arde como o Listerine e ainda por cima, ao que parece, é mais saudável para a boca.
ResponderEliminarOlá. No outro dia na internet encontrei este artigo do cancro de boca e elixires com álcool.
ResponderEliminarhttp://www.nhs.uk/news/2009/01January/Pages/Mouthwashandoralcancer.aspx
Está bastante completo e explica bem ponto por ponto. Diz que não se pode confirmar com 100% de certeza mas reconhecem quye existe uma relação entre o alcool e o cancro da boca. Também vi um site australiano que fala sobre o mesmo assunto:
Sabemos perfeitamente o que se passa com algumas marcas famosas do mercado...que parecem intocáveis. Os consumidores deveriam reagir perante estas informações e optar por outros produtos que EM CASO ALGUM possam representar um perigo para a saúde. Eu, por exemplo, não volto a usar Listerine nem morto.... (passe a ironia).
ResponderEliminarEu sinceramente não sei bem o que dizer sobre esse assunto. Mas pelos comentarios que estão a haver, parece ser verdade. Por isso o melhor conselho que vos posso dar, comprem esse produtos na farmacia, pois sabemos que são de confiança.
ResponderEliminar